Ecocardiograma ( repouso, estresse e transesofágico )

Este e outros assuntos disponíveis na integra no Portal do Coração

1- O que é o ecocardiograma ? quais são as suas modalidades ?

O ecocardiograma ( ECO ) , melhor chamado de ecocardiograma bidimensional com doppler , é uma modalidade de ecografia ( exame que usa ondas sonoras para obter imagens ) que , associada ao doppler , permite obter informações detalhadas sobre a estrutura e o funcionamento do coração. O doppler é uma técnica que permite avaliar o fluxo do sangue que circula através das diversas estruturas do coração , com as válvulas cardíacas. O ECO apresenta três modalidades principais : ecocardiograma de repouso ( ECOR ) , ecocardiograma com estresse ( ECOSTRESS ) e o ecocardiograma transesofágico ( ETE ).

2- Orientações para a realização das diversas formas de ECO ?

– Ecocadiograma de repouso ( ECOR ) : não existe a necessidade de jejum ou outro cuidado específico , como a suspensão de medicamentos.

– Ecocardiograma de estresse ( ECOSTRESS ) : esta forma de ECO recebe este nome, porque o coração sofre um “estresse” que torna o seu batimento mais rápido e vigoroso durante o exame . Desta forma , ocorre um aumento do fluxo de sangue até o músculo do coração ( miocárdio ). A fonte deste estresse cardíaco pode ser um esforço físico ( ex : o paciente pedala rápido e depois com o coração ainda acelerado deita na maca para fazer as imagens do exame ) ou a ação de uma droga ( as mais usadas são a dobutamina e depois , o dipiridamol ). Os pacientes que realizarão ECOSTRESS com esforço físico precisam estar com um traje adequado para a realização do mesmo . Geralmente o exame requer a suspensão de medicamentos como os betabloqueadores , bloqueadores dos canais de cálcio e os nitratos . A orientação sobre quais medicações e o tempo de suspensão das mesmas , poderá ser obtida previamente com o médico assistente ou com a secretária do local aonde será realizado o exame. Os pacientes que realizarem ECOSTRESS com drogas , por exemplo pessoas que apresentem dificuldade para fazer esforço físico , deverão estar em jejum de pelo menos 6 horas. O ECOSTRESS com drogas também exige a suspensão prévia de medicamentos , sendo ainda necessária a punção de uma veia para a infusão da substância a ser utilizada .

– Ecocardiograma transesofágico ( ETE ) : o exame consiste em introduzir uma sonda de ultrassom através do esôfago ( de forma similar a uma endoscopia digestiva ) , permitindo uma melhor visualização de certas estruturas cardíacas , próximas ao terço final do esôfago . Para o ETE é necessário jejum absoluto ( inclusive a ingestão de líquido ) de pelo menos 6 horas . É necessário a presença de um acompanhante , pois os pacientes podem permanecer sonolentos após a sedação que é feita para a realização do exame ( geralmente a droga usada é o midazolam ) . O midazolan tem propriedade dissociativa , podendo causar alguma amnésia após sua utilização . Para o ETE não é necessária a suspensão de qualquer medicamento.

3- Quais as indicações das diversas modalidades de ECO ?:

– ECOR : este exame pode ser indicado para quase todos os pacientes com doença cardíaca , sob suspeita ou comprovada , além de algumas doenças não-cardíacas . Indicações do ECO : sopros no coração ( sopro é um som causado pela alteração do fluxo do sangue ao passar pelas válvulas e outras estruturas cardíacas, normais ou anormais ) ; hipertensao arterial ; diagnóstico das doenças das válvulas do coração ( incluindo também o prolapso da válvula mitral ) ; avaliação do resultado do tratamento das válvulas do coração ; avaliação de pacientes com dor torácica ; avaliação de pacientes com palpitações e/ou arritmias cardíacas; avaliação de pacientes com doença arterial coronariana , ou seja , placas de gordura nas artérias do coração ( seja em suas formas agudas como a angina do peito instável e o infarto do miocárdio , seja em suas formas crônicas , como em pessoas assintomáticas ou com angina do peito estável ) ; avaliação do tratamento de pacientes com doença arterial coronariana ; cardiomiopatias ( doenças do músculo cardíaco , como a doença de Chagas ou cardiomiopatia hipertrófica ) ; doenças do pericárdio ( como a pericardite aguda ) ; pacientes com falta de ar ; pacientes que sofreram de desmaio ; certos pacientes que tiveram um derrame cerebral ( suspeita de coágulos que tenham saído do coração ) ; massas e tumores cardíacos ; doenças cardíacas congenitas ; doenças da aorta ( principalmente a dissecção da aorta ) ; suspeita de embolia pulmonar ( coágulos nas artérias dos pulmoes ) ; etc…

– ECOSTRESS : o ECO de repouso não é um bom exame para avaliar se há placas de ateroma nas artérias do coração , causadoras de isquemia miocárdica ( falta de oxigenação no músculo cardíaco ). O ECOSTRESS compara o movimento das paredes do coração em repouso e durante o estresse , permitindo assim , uma boa estimativa da presença isquemia miocárdica.( a movimentação da parede do coração diminui na presença desta ). Por isso , o ECOSTRESS é indicado na pesquisa da doença arterial coronariana. O ECOSTRESS também pode ser utilizado em certos pacientes para avaliação do risco cirúrgico antes de uma cirurgia não-cardíaca. Como o ECOSTRESS pode ser feito com drogas , o exame ainda é muito útil em pacientes que não sejam capazes de realizar o teste de esforço ( ex : seqüela de derrame cerebral ou doença ortopédica que impeça a deambulação ).

– ETE : é indicado na avaliação das doenças da válvula mitral ( como a estenose mitral ou insuficiência mitral ) , para pesquisar coágulos dentro do coração ( as vezes precedendo a uma cardioversão elétrica em certas arritmias cardíacas, como a fibrilação atrial , ou após um derrame cerebral cuja a causa possa ser um coágulo liberado a partir do coração ) . O ETE ainda é usado para o diagnóstico de endocardite infecciosa ( infecção da válvula cardíaca que pode cursar com a presença de uma alteração típica na válvula , chamada de vegetação ) , dissecção aguda da aorta , comunicação interatrial ( CIA ) e de forame oval patente ( orifício cardíaco que não fecha após o nascimento ) .

4- Existem complicações decorrentes da realização das diversas modalidades de ECO ?:

– ECOR: não existe nenhuma complicação decorrente da realização de uma ECO.

– ECOSTRESS: complicações graves durante o exame , como o infarto do miocárdio ou arritmias cardíacas graves , são muito raras . No entanto , a infusão de dobutamina durante o exame poderá acarretar o surgimento de arritmias cardíacas transitórias , elevação da pressão arterial ou dor torácica . Palpitações , percepção desagradável do batimento cardíaco , são relativamente comuns durante o ECOSTRESS.

– ETE : complicações decorrentes do ETE , com aspiração de conteúdo gástrico , trauma esofágico ou depressão respiratória pelo uso do sedativo ( midazolam ) , são raras.

Deixe um comentário

Nenhum comentário ainda.

Comments RSS TrackBack Identifier URI

Deixe um comentário