MAPA ( monitorização ambulatorial da pressão arterial )

Este e outros assuntos disponíveis na integra no Portal do Coração

1- O que é a monitorização ambulatorial da pressão arterial ?

A monitorização ambulatorial da pressão arterial ( MAPA ) , é um método de medição automática da pressão arterial ( PA ), realizada através de um dispositivo colocado na cintura do paciente e que infla uma bolsa de borracha , chamada de manguito , instalada em seu braço ( veja a ilustração no canto superior esquerdo da página ). As medidas da PA são feitas a cada 15 a 20 minutos durante o dia e a cada 20 a 30 minutos à noite , sendo este processo semelhante ao realizado durante as consultas médicas. As medidas são armazenadas neste dispositivo e transferidas posteriormente a um programa de computador que permite a análise dos dados coletados . O exame de MAPA deverá ter uma duração mínima de 21 horas .

2- Quais as orientações para a realização de uma MAPA ?

- Marque o exame para um dia de atividades habituais como trabalhar , dirigir , atividades domésticas , etc… Deve-se evitar a prática de exercícios físicos durante as 24 horas que precedem o exame.

- Venha para o exame de banho tomado e com um cinto ( não será permitido tomar banho durante o exame ).Em caso de uso de medicamentos , trazer a lista dos mesmos com as doses e os horários de tomada.

- O paciente deverá ter um dia de atividades habituais. No momento do funcionamento do aparelho o paciente deverá manter o braço em que está colocado o manguito extendido ao lado do corpo , até que o mesmo seja totalmente desinsuflado. Este processo geralmente ocorre a cada 20 minutos durante o dia e a cada 30 minutos à noite , sendo o processo semelhante a medida da PA no consultório.

- Exercícios físicos devem ser evitados durante o exame .O teste de esforço é o exame específico para avaliar a PA durante o esforço físico.

- O dispositivo deverá ser retirado da cintura durante a noite , sendo colocado sob o travesseiro ou em uma cômoda , permanecendo ligado ao manguito pela mangueira de borracha. O manguito poderá ser apertado ou afrouxado durante o exame , conforme a necessidade. É importante que este permaneça sempre acima da prega do cotovelo. Durante à noite , deve-se evitar de dormir sobre o braço em que está colocado o manguito.

- O relatório médico deverá ser preenchido corretamente , contando obrigatoriamente com os seguintes ítens: medicamentos ( nome , dose e horário de tomada ),atividades (domésticas , trabalho , reuniões , trânsito , lazer , etc… ) , hábitos ( ingesta de álcool , café e consumo de cigarros ) , período do sono ( horário que dormiu e acordou , horário de eventuais interrupções durante o sono e avaliação de como foi a qualidade do sono ) e , por último , a ocorrência de sintomas ( tonturas , sensação de desmaio , desmaio , dor de cabeça , etc… ).

3- Quais os elementos analisados durante uma MAPA ?

- A MAPA permite estimar a média das pressões durante o período total do exame , durante o período em que o paciente fica acordado e também durante o sono . Avalia também se há alguma elevação da PA durante a colocação do aparelho no consultório ( reação de alerta ) ou eventualmente ao contrário , a queda da PA no consultório . Permite avaliar a diminuição da PA durante o sono , o chamado descenso noturno da PA. Sintomas , picos de pressão ou quedas da PA também poderão ser avaliados através da MAPA.

4- Quais as indicações da MAPA ? Existem pacientes que não pode fazer uma MAPA?

- A indicações da MAPA são : suspeita de hipertensão arterial do avental branco ( PA elevada apenas no consultório ) , suspeita de normotensão do avental branco ( PA normal no consultório e elevada fora deste ) , avaliação do tratamento antihipertensivo e para avaliação de sintomas , principalmente os de PA baixa ( tonturas , sensação de desmaio e desmaio ) .

- A grande maioria das pessoas podem fazer a MAPA . Pessoas que apresentam o braço em forma de cone ( situação em que o manguito não fica adaptado no braço ) , pessoas com distúrbios do movimento como a doença de Parkinson ( não conseguem manter o braço parado na hora da medida da PA ) ou aquelas com certas arritmias cardíacas como a fibrilação atrial ( o dispositivo da cintura não consegue obter o registro da PA ) não conseguirão realizar o exame de uma forma satisfatória.

5- Existem complicações decorrentes da realização de uma MAPA ?

A MAPA é um exame seguro e praticamente isento de complicações. Desconforto no braço, geralmente tolerável , e dificuldade para dormir , costumam ser as queixas mais freqüentes relacionadas a realização da MAPA . Inchaço , problemas circulatórios e reações alérgicas ao manguito são complicações que eventualmente podem ocorrer.

About these ads

Deixe um comentário

Nenhum comentário ainda.

Comments RSS TrackBack Identifier URI

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.