Holter

Este e outros assuntos disponíveis na integra no Portal do Coração

1- O que é a eletrocardiografia dinâmica ou Holter? o que é o monitor de eventos ?

A eletrocardiografia dinâmica é o registro eletrocardiográfico contínuo durante um período próximo a 24 horas , realizado durante as atividades cotidianas do paciente e também durante o período do sono. Este exame foi desenvolvido a partir de 1961 por Norman Holter , por isso também é chamado de Holter . Uma variação do exame é o monitor de eventos , que é uma monitorização eletrocardiográfica de longa duração ( por semanas ou até meses ) , que utiliza um pequeno gravador que pode ser acionado durante a presença de um sintoma relacionado a ocorrencia de uma arritmia . O monitor de evrntos permite gravar os minutos antes e depois da ocorrência de um sintoma. Desta forma , o monitor de eventos permite registrar certas arritmias cardíacas que ocorrem de forma mais esporádica e que não poderiam ser registradas por um Holter de apenas 24 horas .

2- Quais as orientações para a realização de um Holter?

- Venha de banho tomado no dia do exame. Não é necessário jejum. Em homens poderá ser necessário raspar os pelos do tórax ( tricotomia ). Mulheres deverão vir para o exame de sutiã.

- Medicamentos de uso contínuo não deverão ser suspensos.

- Marque o exame para um dia de atividades habituais , como trabalhar e dirigir. Evite a realização de exercícios físicos durante o exame ( o teste específico para avaliar o traçado eletrocardiográfico durante o exercício físico é o teste de esforço ).

- Preencha o relatório de atividades e sintomas corretamente , sempre anotando os respectivos horários. Sintomas como palpitações , tonturas , sensação de desmaio , desmaio , dor no tórax e falta de ar deverão ser anotados ( exemplo : palpitações as 14:30 horas em uma reunião de trabalho ).

3- Como é feito o Holter? Quais são os elementos analisados durante o Holter?

-Três eletrodos são colocados sob a pele na região anterior do tórax. Estes eletrodos captam a atividade elétrica do coração e a transmitem através de cabos até um gravador . A gravação do traçado eletrocardiográfico durante todo o exame será transferida posteriormente para um programa de computador , para que entao o laudo do exame possa ser realizado .

- O Holter permite registrar todo o traçado eletrocardiográfico durante as 24 horas de exame. Desta forma , é possível identificar arritmias cardíacas que causem aceleramento ou lentificação do ritmo do coração ( taquicardias ou bradicardias ) , distúrbios da condução do estímulo elétrico ou pausas ( cessação temporária dos batimentos ). O Holter ainda pode demonstrar a presença de isquemia coronariana , em geral associada a placas de gordura nas artérias do coração. Todos estes achados poderão ser correlacionados com a atividade e os sintomas do paciente.

4- Quais são as indicações do Holter?

- Avaliação de sintomas possivelmente relacionados a alterações do ritmo cardíaco como palpitações , tonturas , sensação de desmaio e desmaio.

- Detecção de arritmias cardíacas para avaliação de risco em pacientes assintomáticos.

- Avaliação da variabilidade do batimento cardíaco e risco cardíaco em pacientes assintomáticos.

- Avaliação da terapia para o tratamento de arritmias cardíacas .

- Avaliação do funcionamento de marcapasso artificial.

- Avaliação da terapia medicamentosa em pacientes com desfibrilador automático implantável.

– Suspeita de angina do peito variante ( Prinzmetal ).

5- Existem complicações decorrentes da realização de um Holter?

O Holter não apresenta riscos ou complicações. Eventualmente poderá aparecer uma reação alérgica no local aonde o eletrodo foi colocado sob a pele.

About these ads

Deixe um comentário

Nenhum comentário ainda.

Comments RSS TrackBack Identifier URI

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.