Dicas de comportamento

Este e outros assuntos disponíveis na integra no Portal do Coração

1- O quê é a terapia cognitiva comportamental para o tratamento da obesidade?

Este tipo de terapia pode fazer parte de qualquer tratamento para obesidade, independente do uso de outras opções, como as medicações. Baseia-se em avaliar e adequar os seguintes aspectos: a motivação do paciente para mudar de hábitos e alcançar seus objetivos, desajustes do comportamento alimentar (ex: comer por ansiedade e não por fome), a eventual presença de transtornos do comportamento alimentar (ex: transtorno do comer compulsivo) e, o grau atual de atividades físicas realizadas diariamente pelo paciente .

2- Adote algumas técnicas de atitude:

Procure distinguir entre fome e desejo. Resista aos desejos, não inclua-os em sua lista de compras ou tenha-os em sua casa. Não tenha sonhos impossíveis em relação ao peso, estabeleça objetivos mais realistas. Concentre-se em seu comportamento e não no peso (não se pese com freqüência), pois a redução do peso será uma conseqüência natural. Viva as emoções, positivas ou negativas, aos invés de descontá-las nos alimentos. Diferencie entre fome (uma necessidade biológica) e compulsão ou “gula”. Quando pegar um alimento para comer, pergunte a si se você está com fome ou não.

3- Adote algumas técnicas de relacionamento:

Um parceiro, companheiro ou amigo poderá auxiliá-lo incentivando-o a realizar atividades físcas, acompanhando-o durante as compras e exercitando-se junto. Em caso de dificuldade em controlar o impulso, o parceiro pode fazer as compras. Converse com a família para que eles o apoiem e auxiliem no seu tratamento, evitando insistir no preparo de alimentos inadequados e não ridicularizando suas atitudes e esforços. Saiba dizer “não” a uma oferta de alimento que você julgue desnecessária ou inapropriada.

Deixe um comentário

Nenhum comentário ainda.

Comments RSS TrackBack Identifier URI

Deixe um comentário