Dez mandamentos para prevenir o infarto do miocárdio

Este e outros assuntos disponíveis na integra no Portal do Coração

“Nós somos o que fazemos repetidamente, a excelência não é um só feito, e sim, um hábito” ( Aristóteles )

1- Pare de fumar.

Se você é fumante , parar de fumar diminui muito o risco de ocorrer um infarto do miocárdio ( IM ). Este risco diminui 50% em dois anos , podendo tornar-se igual ao de alguém que nunca fumou em 7 a 12 anos. O estudo INTER-HEART ( estudo sobre a importância dos fatores de risco no IM ) demonstrou que nos fumantes , o risco relativo de um IM dobra a partir de 5 a 10 cigarros por dia . Este risco aumenta em até oito vezes , nos indivíduos que fumam cerca de duas carteiras por dia ( 40 cigarros ). Leia as páginas sobre como parar de fumar.

2- Faça exercícios físcos regularmente.

Recomenda-se a realização de exercícios físicos aeróbicos ( andar , correr , pedalar , dançar , nadar e fazer hidroginástica ) , pelo menos 3 vezes por semana ( 5 a 7 vezes para os indivíduos que precisam perder peso ) , por no mínimo 30 minutos , com uma intensidade moderada ( ao fazer o exercício você fica um pouco ofegante , mas consegue falar frases inteiras ) . As atividades físicas do dia-a-dia ( ex: caminhar por 15 minutos para ir ao trabalho e mais 15 minutos para voltar do trabalho ) , também trazem resultados positivos .

3-Alimente-se de uma forma saudável.

Procure ingerir um quantidade de calorias diárias , que lhe ajude a atingir um peso adequado . O estudo INTER-HEART demonstrou que a ingesta diária de frutas , verduras e legumes, ajuda a prevenir um infarto do miocárdio ( IM ) . Limite a ingesta de sal em menos de seis gramas ao dia ( cerca de seis colheres rasas de chá de sal , ou seja , 4 colheres rasas de chá de sal para o preparo dos alimentos , mais duas colheres de sal próprio dos alimentos ). Evite os alimentos ricos em colesterol ( ingira menos de 300mg de colesterol ao dia ) , os quais são exclusivamente de origem animal ( derivados do leite com alto teor de gordura , gordura aparente das carnes , gema dos ovos , pele das aves , miúdos , embutidos e certos frutos do mar ) . Evite também as gorduras saturadas ( frituras ) e as gorduras trans ou hidrogenadas , as quais são encontradas em alguns produtos industrializados como molhos , sorvetes , bolos e certos biscoitos ( leia a página sobre nutrição e dislipidemias I ) . Procure ingerir peixe , principalmente os ricos em ácidos graxos omega 3 ( sardinha , truta , salmão e bacalhau ) , pelo menos duas vezes por semana. Os fitoesteróis são substâncias antioxidantes de origem vegetal que podem ser encontradas em margarinas enriquecidas , que são uma ótima opção para substituir a manteiga ou as margarinas com gorduras hidrogenadas. Procure ingerir alimentos ricos em fibras ( cereias , frutas , verduras e legumes ). Derivados da soja , grão integrais , nozes , assim como outros alimentos , apresentam efeitos comprovadamente benéficos sobre as gorduras do sangue e a aterosclerose ( leia as páginas sobre alimentos funcionais ).

4- Procure ingerir bebidas alcoólicas moderadamente.

A ingesta regular de bebidas alcoólicas , como o vinho tinto , não deve ser estimulada com o objetivo de prevenir um infarto do miocárdio ( IM ) . Se você é homem e costuma beber , procure restringir a ingesta de álcool em 30 gramas de etanol por dia (700 ml de cerveja = 2 latas de 350 ml ou 300 ml de vinho = 2 taças de 150 ml ou 100 ml de destilado = 3 doses de 30 ml) . Se você é mulher , essa ingesta deverá ser de 15 gramas de etanol , ou seja, 50% da quantidade permitida para homens. Lembre-se: o álcool é calórico , pode aumentar os níveis de açúcar , ácido úrico e triglicerídeos , além de poder causar dependência física e psíquica ( alcoolismo ).

5- Persiga o seu peso ideal.

Um índice de massa corporal ( IMC = peso dividido pela altura ao quadrado ) inferior a 25 kg/m2 e uma circunferência abdominal inferior a 94 cm nos homens e 80 cm nas mulheres , são as metas a serem obtidas quando o assunto é peso e medidas. Para uma perda de peso , uma dieta hipocalórica e a prática diária de exercícios físicos , são fundamentais. A utilização de medicamentos poderá ser útil. A cirurgia bariátrica pode ser indicada para casos selecionados .

6- Não deixe de ir em consultas médicas periódicas.

Consulte regularmente seu (s) médico (s) de confiança. Retorne ao consultório para as reavaliações clínicas dentro do tempo estipulado por seu médico.

7- Realize todos os exames complementares solicitados pelo seu médico.

O resultado destes exames serão fundamentais para avaliação do seu quadro clínico e , conseqüentemente , para a definição de um plano de prevenção e tratamento adequado para você.

8-Não deixe de usar as suas medicações de uso contínuo.

Para o combate dos fatores de risco para o infarto do miocárdio ( IM ) , como a hipertensão arterial , as dislipidemias , o diabete melito , a obesidade , o hábito de fumar , entre outros ( leia a página sobre fatores de risco cardiovascular ) , poderá ser necessária a utilização de medicamentos . A maioria destas drogas serão de uso contínuo e indefinido. Use as medicações prescritas por seu médico regularmente. Não pare de usá-las sem a sua permissão.Evite trocas no balcão das farmácias.

9- Combata o estresse e a depressão.

Se você está estressado ou até depressivo , procure o seu médico de confiança. Estas duas situações aumentam o seu risco de você sofrer de um infarto do miocárdio ( IM ). Provavelmete será necessária a avaliação de um profissional especializado na área , como um psiquiatra ou psicólogo. Exercícos físicos , técnicas de relaxamento , psicoterapia e o uso de medicamentos , poderão ser necessários.

10- Dedique pelo menos um dia da semana totalmente voltado para você e o convívio junto de seus familiares.

Permaneça a maior parte do tempo possível junto das pessoas que você ama. Procure viver em paz e harmonia com o mundo que está em sua volta .

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